Por Márcia Benevenuto
Nova diretoria da ABCSindi em ação

Os membros da diretoria do presidente Orlando Procópio e conselheiros estão mobilizados em várias regiões do país, participando de reuniões por teleconferência e encontros presenciais restritos para mapear necessidades, sugestões e expectativas dos criadores de Sindi.

O presidente Orlando Cláudio Gadelha Simas Procópio, assumiu a ABCSindi, sucedendo a Ronaldo Andrade Bichuette, a partir do dia 1º de janeiro de 2021. O norteriograndense, com o apoio e inciativa do diretor de marketing Eduardo Oliveira, já esteve reunido com criadores e conselheiros em seu estado e acompanhou também o encontro de associados na sede paraibana da entidade, em João Pessoa.
“Nosso objetivo é dar continuidade a ações exitosas que já vinham sendo desenvolvidas pela Associação e por todo nosso grupo que é bastante unido e coeso, mas também inovar com propostas, com fomento e divulgação da raça e a distribuição de conhecimento e dados zootécnicos que destacam o Sindi entre os bovinos em geral e os zebuínos mais eficientes da pecuária dos trópicos”, pontuou o presidente.
No encontro de Natal, várias ideias foram expostas pela diretoria de marketing e debatidas entre os presentes. “Gostei muito de tudo que ouvi do Dudu Oliveira. Estamos empolgados e acredito que teremos muito dinamismo na gestão com destaque cada vez maior da raça Sindi em nível nacional”, registrou o conselheiro Rodrigo Coutinho Madruga que é técnico de registro e jurado da ABCZ.
“Vamos usar todos os recursos disponíveis para que as pessoas conheçam as qualidades e vantagens da raça Sindi. A função primordial de uma entidade promocional é fomentar a raça, os resultados e os propósitos dela nas cadeias produtivas da carne e do leite. Para isso queremos usar cada vez mais as ferramentas de comunicação digitais, pela abrangência e acessibilidade. Já aproveito para pedir que nos sigam o perfil @sindioficial nas redes”, adianta o diretor que segue em escala de visita aos associados para formar o planejamento anual.
Enquanto isso na sede administrativa em Uberaba, MG, seguem os trabalhos para finalizar a obra e equipamento da nova sede dentro do Parque Fernando Costa, coordenados pelo atual presidente do Conselho Consultivo, Ronaldo Andrade Bichuette, que também coordena a captação de recursos dos fundadores do espaço enquanto a equipe executiva começa a movimentação para as exposições de 2021 – após a confirmação da realização da ExpoZebu, um balizador e referência para todas as outras mostras de raças bovinas do país. *“No ano da pandemia o Sindi se manteve em evolução. Crescemos na quantidade e na valorização de animais ofertados em leilões, estivemos com número recorde no PNAT, aumentamos muito em número de sócios, e todos esses sócios continuam registrando seus animais. Vejo um caminho de conquistas ainda maiores para o Sindi em 2021”*, complementou Orlando que também registrou agradecimento pelos votos e apoio dos criadores brasileiros e dos representantes das entidades parcerias, principalmente a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, na pessoa do presidente Rivaldo Machado Borges Junior .

A eleição por aclamação da nova diretoria da ABCSindi aconteceu em 11 de dezembro de 2020.
O presidente Orlando Cláudio Gadelha Simas Procópio é médico veterinário formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, como primeiro aluno da turma, tem três especializações em medicina equina de diferentes entidades estadunidenses e curso superior de polícia em Natal, RN. O profissional é Tenente Coronel do Regimento de Cavalaria da capital do Rio Grande do Norte e inspetor da ABQM. Ele também foi Superintendente Federal de Agricultura/RN, Diretor Geral do IDIARN (Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária/RN) e atualmente concentra cadeiras na diretoria da ANORC, ANCOC, entre outras entidades representativas de classe.
A vivência com a raça Sindi registramos com texto autoral. “Tudo começou ao fazer um estágio na CFM em congelamento de sêmen de bovino; no ano em que eles lançaram pela primeira vez no mercado o “Nelore Precoce”, um animal menor, largo, profundo e com membros mais curtos “perto do chão” que até aí, para mim era só uma novidade. Mas ao retornar para o RN e fazer uma visita técnica na Fazenda Santa Tereza de Roosevelt Garcia, fui apresentado a um rebanho de fêmeas mestiças de Sindi e como estava viva na memória a imagem recente dos precoces no Nelore, ao deparar com aquele lote, disse: ‘pronto aqui está a raça naturalmente precoce, pois aqui não tem nenhum melhoramento genético e esses animais representam o padrão de um animal precoce, conforme vi na CFM’. Depois disso fui procurar saber mais sobre a raça para adquirir meus primeiros animais na Fazenda Riacho do Navio, ao saudoso Pompeu Gouveia Borba, iniciando ali uma verdadeira amizade e a minha criação de Sindi no ano de 2003. Na sequência vieram animais a Fazenda Carnaúba do também saudoso, o sertanejo Manelito Dantas e da EMEPA, citando aqui o trabalho de Paulo Roberto de Miranda Leite, nosso fundador, fundador da Empresa de Pesquisa da Paraíba e presidente de honra. Assim está formada a base genética do SINDI OCP, na Fazenda Cacimba de Baixo – Serra Caiada-RN que me conduziu para a ABCSINDI a partir de 2006 como membro do Conselho Consultivo.”
Veja quem são os outros integrantes e seus cargos:
1-VICE PRESIDENTE – ADALDIO JOSÉ DE CASTILHO FILHO
2-VICE PRESIDENTE – ANGELO MARIO DE S. PRATA TIBERY
3-VICE PRESIDENTE – MANASSES DE MELO RODRIGUES

DIRETOR ADMINISTRATIVO – GILBERTO BROWNE DE PAULA
DIRETOR SECRETÁRIO – ARTHUR ABDON TARGINO
DIRETOR FINANCEIRO – ALVARO LINS BORBA
VICE DIRETOR FINANCEIRO – CLAUDIA LEONEL
DIRETOR DE MARKETING – EDUARDO HENRIQUE M. DE OLIVEIRA

CONSELHO CONSULTIVO
PRESIDENTE de HONRA – PAULO ROBERTO DE MIRANDA LEITE
MEMBRO VITALÍCIO - PRESIDENTE – RONALDO ANDRADE BICHUETTE
MEMBRO VITALÍCIO - VICE PRESIDENTE – MARIO ANTONIO PEREIRA BORBA
MEMBRO – JOSE HUMBERTO VILELA MARTINS
MEMBRO – ADIR DO CARMO LEONEL
MEMBRO – MARCOS RODRIGUES DA CUNHA

CONSELHO FISCAL
MEMBRO TITULAR - JOSE GERALDO MOURA DA FONSECA JÚNIOR MEMBRO TITULAR - JOSE TEIXEIRA DE SOUZA JÚNIOR
MEMBRO TITULAR - ALVARO LUIZ COELHO DE PAULA
MEMBRO SUPLENTE - JOSEMAR FRANÇA
MEMBRO SUPLENTE - ISABELA DELSIN DE CASTILHO
MEMBRO SUPLENTE - EDER SANTOS

CONSELHO TECNICO
MEMBRO TECNICO - RICARDO DE MIRANDA HENRIQUES LEITE
MEMBRO TECNICO - JOSÉ EDUARDO ALMEIDA B. DOS ANJOS
MEMBRO TECNICO - RODRIGO COUTINHO MADRUGA
MEMBRO TECNICO - MARCELO RICARDO DE TOLEDO
MEMBRO TECNICO - FELIPE MATHEUS CAVALCANTI FRANÇA
MEMBRO TECNICO - GERALDO DE SOUZA CARVALHO NETO


Sindi Castilho sobe o nível dos leilões da raça

Por Márcia Benevenuto
O criatório de Adaldio José de Castilho Filho encerrou com pista limpa o 11º Leilão Essência da Raça Sindi. O evento ...

Vermelho do Sindi brilha na Expocruz

Por Márcia Benevenuto 
A feira multissetorial que é considerada uma das maiores da América Latina aconteceu de 17 a 26 de setembro de 202...

Genética Sindi estará na ExpoCruz

Por Márcia Benevenuto 
A raça Sindi estará presente na ExpoCruz, de Santa Cruz de La Siera, na Bolívia. A mostra que acontece até o dia 2...

Sindi retoma acordo com Embrapa

Por Marcia Benevenuto 

O presidente da ABCSindi, o criador Orlando Procópio está em Brasília, DF, junto com o diretor Eduardo Oliveira...

PNAT 2021. Avaliação visual e andrológico

Por: Márcia Benevenuto 

Seguindo o cronograma do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT), a segunda-feira (12) foi marca...

ABCSindi, Emepa e CTZL avaliam parcerias

Por: Márcia Benevenuto 

O diretor da ABCSindi, Eduardo Oliveira, após reunião com o Chefe do CTZL da Embrapa, Carlos Frederico. No even...
VER MAIS NOTÍCIAS