Missão indiana visita ABCZ e Fazenda Bom Jesus


A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) recebeu na manhã desta quinta-feira (04) a visita de uma comitiva de oficiais do governo indiano. O grupo formado por cinco representantes do Ministério da Agricultura do país asiático esteve na entidade para conhecer um pouco mais do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) desenvolvido pela Associação.
“Há o interesse deles de uma parceria envolvendo o governo indiano, a Embrapa e a ABCZ, para o desenvolvimento de um projeto de melhoramento das raças zebuínas leiteiras. Após essa visita eles irão enviar dois representantes do governo para acompanhar com maior detalhe o nosso PMGZ Leite. Há também um interesse, inclusive demonstrado em outras ocasiões, de importação de material genético dessas raças para a Índia”, destaca Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, presidente da ABCZ.

O presidente da ABCSindi e vice-presidente da ABCZ, Ronaldo Andrade Bichuette, também participou da recepção representando oficialmente as duas entidades e no dia seguinte foi o cicerone da comitiva na Fazenda Bom Jesus, que fica no município de Veríssimo,MG. No geral foram conversas de uma agenda com intenções positivas e um dos integrantes da missão, Ajaypal Singh Aswal, criador de Sindi, demonstrou muito interesse pela qualidade dos animais que viu nas centrais e fazendas visitadas registrando elogios, individualmente, as características superiores do touro Boris JNB, um crioulo da Bom Jesus. “É gratificante ver como o zebu brasileiro impressiona positivamente o pessoal que vem da Índia. O olhar de admiração, assim como os elogios de um criador de Sindi, que diz ter cerca de 700 matrizes na Índia, dá satisfação para o criador brasileiro, afinal eles estão na origem das raças mais puras, fazem parte da história natural dessa espécie. Lá na fazenda eles também falaram sobre como nós incrementamos o desempenho das raças indianas aqui. Eu tenho convicção de que o trabalho de melhoramento genético com base em metodologias científicas desenvolvido no Brasil pelas instituições, centros de pesquisa, universidades e criadores em geral, pode agregar muito valor ao gado que os indianos tem atualmente", afirmou Bichuette.


Durante a visita, o secretário-adjunto do Ministério da Agricultura do Governo da Índia, Mihir Kumar Sing, que lidera o grupo, destacou a importância do trabalho que tem sido desenvolvido pela ABCZ. “O principal motivo desta visita, basicamente, foi conhecer o que está acontecendo no setor pecuário do Brasil, quais são os desenvolvimentos tecnológicos que o Brasil trouxe para o setor de produção de leite e carne e também a coleta e gerenciamento de dados que tem sido feitos pela ABCZ, que está fazendo um excelente trabalho em favor da pecuária”, ressalta ele.

A comitiva, que desembarcou no Brasil no começo da semana, já esteve na sede da Embrapa e em fazendas no interior do estado de Minas Gerais. O grupo permanece agora na região do Triângulo, onde visitará outros órgãos e empresas, incluindo centrais de genética e outras propriedades rurais.

Texto adaptado: Mário Sérgio Santos
Foto: Cristiano Bizzinotto


Nacional da Raça Sindi está aberta!

Teve início nesta sexta-feira (15), a 78ª edição da Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados, no Parque de Exposiçõ...

Feira de Touros Pró-Genética - Touros Sindi PO

Cerca de 20 tourinhos Sindi serão ofertados na feira. Os eventos chancelados pelo programa oficial só podem comercializar reprodu...

Leilão Sindi Estrelas

O Leilão Sindi Estrelas é o mais antigo e tradicional evento comercial exclusivo da raça, realizado ininterruptamente desde 2002. ...

NOSSOS PARCEIROS