CTZL é o mais novo parceiro associado ABCSindi


Por Márcia Benevenuto 


O CTZL – Centro de Tecnologia para Raças Zebuínas Leiteiras, da Embrapa Cerrados é o mais novo parceiro associado da ABCSindi. O coordenador do Laboratório do instituto que fica em Brasília, DF, Carlos Frederico Martins foi quem assinou a filiação na última semana. Pela ABCSindi estiveram presentes o Diretor de Marketing da entidade, Eduardo Oliveira e o Presidente Orlando Procópio. 

O CTZL trabalha há bastante tempo com provas de produção e qualidade voltadas a raças zebuínas com aptidão leiteira e os resultados das pesquisas sempre destacam o potencial produtivo do Sindi para sustentabilidade econômica da produção em regiões mais pobres em oferta de alimentos pelas características de alta conversão, mansidão e predominância para capacidade de ter os alelos A2A2 que são mais interessantes para saúde humana, principalmente de quem possui intolerância a lactose e alergia da proteína do leite. 

“Ter a Embrapa no quadro de sócios da ABCSindi é um privilégio. Eu fiquei impressionado com as estruturas do Centro e a qualidade genética do gado Sindi que está inscrito no teste do CTZL”, disse Orlando Procópio. 


Para conhecer mais sobre o trabalho do CTZL e saber das datas definidas para a próxima prova leia o artigo técnico publicado na revista Sindi de fevereiro de 2023, escrito por Isabel Cristina Ferreira, pesquisadora do CTZL. 

A prova de leite à pasto do Zebu Leiteiro na Embrapa Cerrados/CTZL encontra-se na 8ª edição, com inscrições abertas para a 9ª edição prevista para 2024.

Os criadores interessados em participar com suas novilhas Sindi podem escolher os animais que irão participar e programar a reprodução. O intervalo para Inseminação artificial ou cobertura com touros das novilhas será de 01/03/2023 a 10/04/2023, estabelecendo um período de parição entre 01/12/2023 a 15/02/2024. 

A entrada dos animais no CTZL será a partir de 04 de outubro desse ano.

A primeira vez que a raça Sindi esteve no CTZL foi na 2ª edição da prova de leite a pasto em 2015/2016. Onze animais foram inscritos e tiveram suas produções aferidas na pesquisa. As novilhas que participaram da avaliação eram dos seguintes criadores: Waldevan Alves de Oliveira/Eduardo Henrique de Oliveira (Fazenda Asa Branca), Marcos Rodrigues da Cunha (Sindi Raja), José Eduardo dos Anjos (Sindi Pé de Serra), Empaer-PB (antiga Emepa) e Embrapa Cerrados/CTZL . 

Vários aspectos e características foram mensurados. Todos os animais participantes eram portadores dos genes responsáveis pela produção de leite A2A2 e sobre a raça também destacamos a média de intervalo parto e concepção de 79 dias, composição média do leite com 5,2% de gordura e animais com 100% de persistência de lactação, fechando lactação com 305 dias. 

No geral a persistência de lactação de 63% das novilhas foi de 270 dias, ou seja, nove meses de lactação, o que representa um índice muito importante quando se busca seleção para aptidão leiteira. 

Nesse local podem ser consultados todos os resultados da 2ª prova com o Sindi: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/173757/1/Doc345-Carlos-Frederico-FINAL.pdf

A primeira experiência de avaliação da produção de leite a pasto da raça Sindi no CTZL foi muito exitosa.  Por isso, na 8ª edição as novilhas Sindi voltaram a ser avaliadas. Em janeiro de 2023 foi realizado o primeiro controle leiteiro oficial pela ABCZ. As fazendas participantes são Fazenda Lajeado, Fazenda Carnaúba, Fazenda São José do Miroró, Fazenda Asa Branca e Embrapa Cerrados/ CTZL. 

As ações com a raça Sindi no CTZL, além da prova de leite a pasto, incluem pesquisas de caracterização e seleção genômica com parceiros como EMPAER/EMEPA, Embrapa Semiárido e criadores que participam da Prova de Leite a Pasto e são voltados por propósito à pesquisa e geração de dados para conhecimento do rebanho.

A nossa experiência com a raça indica muitas qualidades favoráveis para produção a pasto com eficiência econômica e biológica, como a boa vitalidade dos bezerros recém-nascidos, com excelente habilidade para mamar o colostro logo após o nascimento. Os bezerros são muito saudáveis, pela resistência a doenças e parasitoses, com rápida velocidade de crescimento.  As vacas têm facilidade de parto, bezerros nascem com peso entre 18 e 25 quilos. Durante a lactação com bezerro ao pé, não retém a produção, tem facilidade para ordenha e descida do leite, além disso tudo as vacas são mansas, o que facilita o manejo de ordenha. 

As vacas em lactação mantem o escore corporal e praticamente, não há perda de peso pós parto mesmo com alimentação a pasto no período da seca. A manutenção dessa condição na época seca se estende para todas as categorias animais do Sindi. Segundo o nosso ordenhador “o bom do Sindi é que passam muito bem pela temporada sem chuvas e ficam gordas o tempo todo”. Essa característica indica muita rusticidade para condições alimentares adversas. Entendo que o potencial do genético do Sindi é um recurso valioso para ser utilizado em cruzamentos destinados a produção de leite a pasto para quem busca rusticidade no rebanho e ainda ter bons bezerros para corte.



Nota de Falecimento Augusto Lavourinha

Por Márcia Benevenuto
Com profundo pesar informamos o falecimento do amigo Augusto José Pecly Lavourinha, 73. O criador de Sindi desenvolvi...

Edital de Convocação - Assembléia Geral

Por Márcia Benevenuto Leia texto do documento na íntegra:ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE SINDI- ABCSindiEDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBL...

Dia Internacional da Mulher

Por Márcia Benevenuto
Para homenagear todas as mulheres que lutam, trabalham, defendem e apoiam o Agro do Brasil destacamos nossa diretora, a zoot...

Comunicado eleição 2024

Por Márcia Benevenuto 
Leiam comunicado do Presidente da entidade sobre a formação da diretoria para próxima gestão da ABCSindi:

P...

Resultados Nacional de Rio Preto

Por Márcia Benevenuto
A Exposição Nacional da Raça Sindi, realizada em São José do Rio Preto, SP, entre os dias 28 de setembro e 1° de outu...

Nacional da Raça com foco técnico

Por Márcia Benevenuto
Na programação da 20ª Exposição Nacional da Raça Sindi foram contemplados eventos de confraternização, leilões e um...
VER MAIS NOTÍCIAS