Semana Sindi Castilho 2019


Castilho, um sinônimo para a raça Sindi
As vantagens zootécnicas e produtivas da raça Sindi já são conhecidas por pecuaristas de todo o Brasil e por criadores de muitos países estrangeiros. É importante destacar que o rebanho AJCF, preservado e melhorado pela família Castilho no município de Novo Horizonte (SP), há mais de oito décadas, contribuiu de forma essencial para o desenvolvimento do rebanho nacional.
O Sindi tem aptidão para produção de leite e de carne, apesar de ser mais utilizado na exploração leiteira no Nordeste do Brasil, no Sudeste de Brasil central é voltado com intensidade ao corte. A rusticidade e a habilidade materna asseguram desmame de bezerros pesados. As fêmeas Sindi dão leite durante 8 a 10 meses. Os bezerros nascem pequenos, mas, quando chegam a fase de desmame surpreendem pelo peso, vigor e desempenho superiores que a maioria das raças bovinas.
A raça é conhecida por ser resistente à doenças, apresentar alta fertilidade e adaptação fenomenal a qualquer ambiente, tendo a capacidade de se manter produtiva em ambientes inóspitos e de suportar prolongados períodos de seca com alta restrição alimentar.
Outra característica do Sindi é a precocidade sexual. Novilhas criadas a pasto emprenham entre 13 e 14 meses. *“Além de todas essas características positivas as 12 edições de abates técnicos que promovemos apontam a elevada qualidade da sua carne com presença de marmoreio acima da média comparado com raças zebuínas e inclusive com as europeias especializadas. Nosso objetivo é selecionar, preservar e disseminar o melhoramento genético da raça Sindi. A genética AJCF é referência nacional das qualidades da raça. Podemos comprovar tudo isso porque atuamos na produção de carne, leite e avaliamos nosso rebanho em programas da ABCZ (PMGZ corte e leite) e PGPs”*, afirma o criador.
Adaldio José de Castilho Filho, atual vice presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Sindi (ABCSindi) é sobrinho neto de José Cesário (Cito) Castilho que, em 1930, começou a criação com um touro e três matrizes.
A entrada do Sindi na mais importante pista de julgamento das raças zebuínas, a ExpoZebu, oficialmente em 2005 também é mérito do selecionador. Naquele ano, a apresentação de um único casal: o macho Irapuru da Estiva, na época com 9 meses, pensando seus 313 quilos e a fêmea Jangada da Estiva, de 7 meses, com 248 quilos. A dupla despertou a curiosidade e o interesse do público, não pelo volume dos animais, porém pelas características morfológicas produtivas, pela beleza e pela saúde. Quatorze anos depois, em 2019, o Sindi surge como uma das raças mais numerosas da mostra e com o maior índice de evolução em número de registros na ABCZ. A vitrine maior do zebu comprova a solidez do crescimento exponencial do número de criadores, conferindo ao gado vermelho o reconhecimento de ser uma das raças mais promissoras e consolidadas da bovinocultura mundial.
*“Com a genética do gado do Adaldio dezenas de criadores formam seus novos plantéis por quase todos os estados brasileiros. A média é de 5 novos criadores entrando para a raça em cada leilão e shopping. Todos os grandes plantéis da atualidade, inclusive os dos criatórios que fizeram os mais recentes grandes campeões da ExpoZebu, o Sindi Don do grupo de Eduardo Biagi, o Sindi OT da família de Orestes Prata Tibery Junior tem base nos troncos de Novo Horizonte. Por essas questões e toda a qualidade dos produtos que são normalmente ofertados a nossa certeza é por mais um evento de sucesso”*, diz o diretor da Connect Leilões, Silvestre Marinho do Carmo.
A edição 2019 da Semana Sindi Castilho será realizada entre 30 de setembro a 6 de outubro. O palco do evento é a Fazenda Tabaju, localizada no município de Sales-SP. Serão ofertados 180 reprodutores, 220 fêmeas, sêmen e embriões dos melhores acasalamentos das doadoras e touros do plantel AJCF. Faça seu cadastro na Connect Leilões - (43) 3372 1111 para a mesa operadora ou (43) 99958 0241 para whatsapp.
A oferta é em valores pré-fixados. Veja detalhes do shopping e vídeos sobre Sindi Castilho em www.connectleiloes.com.br . A transmissão do evento será pelo Canal do Boi e SBA. A consultoria técnica está a cargo de Carvalho Assessoria Pecuária.


PNAT tem doses gratuitas do Feitiço para rebanho colaboradores

Os rebanhos colaboradores do PNAT podem solicitar as doses do Touro Feitiço da Porangaba, eleito na bateria de 2019, para a ABCZ até ...

ABCSindi apoia o PNAT da ABCZ

A ABCSindi convoca criadores para o PNAT 2020 A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) mantém em seu site a lista de ...

Estudo com a raça Sindi destacado em publicação científica australiana

O grupo de pesquisa em Genética e Melhoramento Animal da Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia ...

Sindi Porangaba doutrina no virtual

A grande capacidade de reorganização dos promotores do shopping e do leilão anual da Fazenda Porangaba manteve o interesse do públi...

Canceladas atividades na ExpoZebu

COMUNICADO A Associação Brasileira de Criadores de Sindi (ABCSindi), em conjunto com sua Assessoria Técnica, deliberou pelo adia...

Semana Sindi Porangaba está a todo vapor

Até o dia 20 de Março - 2° Shopping Sindi Porangaba segue com a possibilidade de confirmação de lotes no site www.connectleiloes.c...

NOSSOS PARCEIROS