Nova diretoria da ABCSindi em ação



Os membros da diretoria do presidente Orlando Procópio e conselheiros estão mobilizados em várias regiões do país, participando de reuniões por teleconferência e encontros presenciais restritos para mapear necessidades, sugestões e expectativas dos criadores de Sindi.

O presidente Orlando Cláudio Gadelha Simas Procópio, assumiu a ABCSindi, sucedendo a Ronaldo Andrade Bichuette, a partir do dia 1º de janeiro de 2021. O norteriograndense, com o apoio e inciativa do diretor de marketing Eduardo Oliveira, já esteve reunido com criadores e conselheiros em seu estado e acompanhou também o encontro de associados na sede paraibana da entidade, em João Pessoa.
“Nosso objetivo é dar continuidade a ações exitosas que já vinham sendo desenvolvidas pela Associação e por todo nosso grupo que é bastante unido e coeso, mas também inovar com propostas, com fomento e divulgação da raça e a distribuição de conhecimento e dados zootécnicos que destacam o Sindi entre os bovinos em geral e os zebuínos mais eficientes da pecuária dos trópicos”, pontuou o presidente.
No encontro de Natal, várias ideias foram expostas pela diretoria de marketing e debatidas entre os presentes. “Gostei muito de tudo que ouvi do Dudu Oliveira. Estamos empolgados e acredito que teremos muito dinamismo na gestão com destaque cada vez maior da raça Sindi em nível nacional”, registrou o conselheiro Rodrigo Coutinho Madruga que é técnico de registro e jurado da ABCZ.
“Vamos usar todos os recursos disponíveis para que as pessoas conheçam as qualidades e vantagens da raça Sindi. A função primordial de uma entidade promocional é fomentar a raça, os resultados e os propósitos dela nas cadeias produtivas da carne e do leite. Para isso queremos usar cada vez mais as ferramentas de comunicação digitais, pela abrangência e acessibilidade. Já aproveito para pedir que nos sigam o perfil @sindioficial nas redes”, adianta o diretor que segue em escala de visita aos associados para formar o planejamento anual.
Enquanto isso na sede administrativa em Uberaba, MG, seguem os trabalhos para finalizar a obra e equipamento da nova sede dentro do Parque Fernando Costa, coordenados pelo atual presidente do Conselho Consultivo, Ronaldo Andrade Bichuette, que também coordena a captação de recursos dos fundadores do espaço enquanto a equipe executiva começa a movimentação para as exposições de 2021 – após a confirmação da realização da ExpoZebu, um balizador e referência para todas as outras mostras de raças bovinas do país. *“No ano da pandemia o Sindi se manteve em evolução. Crescemos na quantidade e na valorização de animais ofertados em leilões, estivemos com número recorde no PNAT, aumentamos muito em número de sócios, e todos esses sócios continuam registrando seus animais. Vejo um caminho de conquistas ainda maiores para o Sindi em 2021”*, complementou Orlando que também registrou agradecimento pelos votos e apoio dos criadores brasileiros e dos representantes das entidades parcerias, principalmente a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, na pessoa do presidente Rivaldo Machado Borges Junior .

A eleição por aclamação da nova diretoria da ABCSindi aconteceu em 11 de dezembro de 2020.
O presidente Orlando Cláudio Gadelha Simas Procópio é médico veterinário formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, como primeiro aluno da turma, tem três especializações em medicina equina de diferentes entidades estadunidenses e curso superior de polícia em Natal, RN. O profissional é Tenente Coronel do Regimento de Cavalaria da capital do Rio Grande do Norte e inspetor da ABQM. Ele também foi Superintendente Federal de Agricultura/RN, Diretor Geral do IDIARN (Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária/RN) e atualmente concentra cadeiras na diretoria da ANORC, ANCOC, entre outras entidades representativas de classe.
A vivência com a raça Sindi registramos com texto autoral. “Tudo começou ao fazer um estágio na CFM em congelamento de sêmen de bovino; no ano em que eles lançaram pela primeira vez no mercado o “Nelore Precoce”, um animal menor, largo, profundo e com membros mais curtos “perto do chão” que até aí, para mim era só uma novidade. Mas ao retornar para o RN e fazer uma visita técnica na Fazenda Santa Tereza de Roosevelt Garcia, fui apresentado a um rebanho de fêmeas mestiças de Sindi e como estava viva na memória a imagem recente dos precoces no Nelore, ao deparar com aquele lote, disse: ‘pronto aqui está a raça naturalmente precoce, pois aqui não tem nenhum melhoramento genético e esses animais representam o padrão de um animal precoce, conforme vi na CFM’. Depois disso fui procurar saber mais sobre a raça para adquirir meus primeiros animais na Fazenda Riacho do Navio, ao saudoso Pompeu Gouveia Borba, iniciando ali uma verdadeira amizade e a minha criação de Sindi no ano de 2003. Na sequência vieram animais a Fazenda Carnaúba do também saudoso, o sertanejo Manelito Dantas e da EMEPA, citando aqui o trabalho de Paulo Roberto de Miranda Leite, nosso fundador, fundador da Empresa de Pesquisa da Paraíba e presidente de honra. Assim está formada a base genética do SINDI OCP, na Fazenda Cacimba de Baixo – Serra Caiada-RN que me conduziu para a ABCSINDI a partir de 2006 como membro do Conselho Consultivo.”
Veja quem são os outros integrantes e seus cargos:
1-VICE PRESIDENTE – ADALDIO JOSÉ DE CASTILHO FILHO
2-VICE PRESIDENTE – ANGELO MARIO DE S. PRATA TIBERY
3-VICE PRESIDENTE – MANASSES DE MELO RODRIGUES

DIRETOR ADMINISTRATIVO – GILBERTO BROWNE DE PAULA
DIRETOR SECRETÁRIO – ARTHUR ABDON TARGINO
DIRETOR FINANCEIRO – ALVARO LINS BORBA
VICE DIRETOR FINANCEIRO – CLAUDIA LEONEL
DIRETOR DE MARKETING – EDUARDO HENRIQUE M. DE OLIVEIRA

CONSELHO CONSULTIVO
PRESIDENTE de HONRA – PAULO ROBERTO DE MIRANDA LEITE
MEMBRO VITALÍCIO - PRESIDENTE – RONALDO ANDRADE BICHUETTE
MEMBRO VITALÍCIO - VICE PRESIDENTE – MARIO ANTONIO PEREIRA BORBA
MEMBRO – JOSE HUMBERTO VILELA MARTINS
MEMBRO – ADIR DO CARMO LEONEL
MEMBRO – MARCOS RODRIGUES DA CUNHA

CONSELHO FISCAL
MEMBRO TITULAR - JOSE GERALDO MOURA DA FONSECA JÚNIOR MEMBRO TITULAR - JOSE TEIXEIRA DE SOUZA JÚNIOR
MEMBRO TITULAR - ALVARO LUIZ COELHO DE PAULA
MEMBRO SUPLENTE - JOSEMAR FRANÇA
MEMBRO SUPLENTE - ISABELA DELSIN DE CASTILHO
MEMBRO SUPLENTE - EDER SANTOS

CONSELHO TECNICO
MEMBRO TECNICO - RICARDO DE MIRANDA HENRIQUES LEITE
MEMBRO TECNICO - JOSÉ EDUARDO ALMEIDA B. DOS ANJOS
MEMBRO TECNICO - RODRIGO COUTINHO MADRUGA
MEMBRO TECNICO - MARCELO RICARDO DE TOLEDO
MEMBRO TECNICO - FELIPE MATHEUS CAVALCANTI FRANÇA
MEMBRO TECNICO - GERALDO DE SOUZA CARVALHO NETO


Nova diretoria do Sindi em ação

Nova diretoria da ABCSindi em ação Os membros da diretoria do presidente Orlando Procópio e conselheiros estão mobilizados em vá...

ABCSindi convoca Assembleia

Por Márcia Benevenuto
Sindi anuncia data de eleição da nova diretoria

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE SINDI -...

Sindi solidário integra campanha do HA

Por Márcia Benevenuto
Causas sociais mobilizam criadores da raça em todo o Brasil. Leilão Direito de Viver, edição Sindi, pelo mo...

Conheça os jurados do PNAT 2020

A 11ª edição do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT) 2020 terá, pela primeira vez, uma comissão julgadora, responsáve...

ABCSindi lamenta morte de Manoelito Dantas Vilar

Mais uma grande perda na pecuária zebuína foi registrada nesta terça-feira (28). Faleceu, aos 83 anos, o pecuarista Manoel Dantas Vilar...

Bichuette recebe honraria ExpoGenética 2020

Ronaldo Bichuette, presidente da ABCSindi é um dos homenageados da ExpoGenética 2020. O nome dele foi indicado e eleito na categorias c...

NOSSOS PARCEIROS