Retomada: nasce Núcleo Sindi Parahyba


Por Márcia Benevenuto 


Criadores da raça Sindi formam “Núcleo Parahyba” 

Texto: Jocelio de Oliveira 


Vinte e quatro criadores da raça Sindi na Paraíba foram os pioneiros na criação do mais novo núcleo da raça no Brasil. Eles se reuniram hoje (17) em João Pessoa, na sede da ABCSindi, durante a Expofeira Paraíba Agronegócios 2022 para formalizar o início das atividades do grupo.


O Núcleo Sindi Parahyba terá como presidente o senhor Paulo Roberto de Miranda Leite, que também é fundado e presidente de honra da ABCSindi e foi eleito por aclamação dos produtores presentes. Durante a reunião, ele destacou a importância de unir os pecuaristas em torno da raça para reposicionar o plantel num lugar de destaque no país.


“A ideia é somar pequenos, médios e grandes criadores para, novamente, fazer a Paraíba um centro do Sindi no Brasil. E nós temos tudo para isso, com criadores relevantes em nível nacional. O que precisamos agora é de união e vontade”, resumiu.


Entre as atribuições, o núcleo terá a função de fomentar o desenvolvimento dos rebanhos estaduais; divulgar o conhecimento técnico e prático sobre a raça; fomentar, divulgar, coordenar e executar provas zootécnicas; facilitar e orientar convênios; efetuar estudos, seminários, conferências, entre outras iniciativas.


O presidente da Faepa, Mário Borba, que também é criador do gado vermelho, também se comprometeu institucionalmente com o grupo. Ele destacou a importância desses fóruns, para o fortalecimento dos pecuaristas locais.


“A pecuária do Brasil está vindo para o Nordeste semiárido. A Paraíba tem uma posição privilegiada nesse contexto e precisa de produtores fortes e unidos para que a nossa atividade não seja tomada por pessoas de fora. O grão e proteína que o Brasil produzir terá mercado, então, precisamos nos organizar”, afirmou.


Também por aclamação, o criador Pedro Martins foi eleito para vice-presidência do Núcleo. O Núcleo irá funcionar na sede da ABCSindi em João Pessoa e tem o estado da Paraíba como foco e nível de alcance das suas ações. 


Além dos pecuaristas paraibanos, também participaram da reunião o Secretário de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca da Paraíba, Joaquim Hugo, e do diretor da ABCZ, Manassés de Melo Rodrigues.


Nota de Falecimento Augusto Lavourinha

Por Márcia Benevenuto
Com profundo pesar informamos o falecimento do amigo Augusto José Pecly Lavourinha, 73. O criador de Sindi desenvolvi...

Edital de Convocação - Assembléia Geral

Por Márcia Benevenuto Leia texto do documento na íntegra:ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS CRIADORES DE SINDI- ABCSindiEDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBL...

Dia Internacional da Mulher

Por Márcia Benevenuto
Para homenagear todas as mulheres que lutam, trabalham, defendem e apoiam o Agro do Brasil destacamos nossa diretora, a zoot...

Comunicado eleição 2024

Por Márcia Benevenuto 
Leiam comunicado do Presidente da entidade sobre a formação da diretoria para próxima gestão da ABCSindi:

P...

Resultados Nacional de Rio Preto

Por Márcia Benevenuto
A Exposição Nacional da Raça Sindi, realizada em São José do Rio Preto, SP, entre os dias 28 de setembro e 1° de outu...

Nacional da Raça com foco técnico

Por Márcia Benevenuto
Na programação da 20ª Exposição Nacional da Raça Sindi foram contemplados eventos de confraternização, leilões e um...
VER MAIS NOTÍCIAS