Durante a ExpoGenética foi realizado o encontro “ABCZ Mulher”.
O evento aconteceu no Tatersal Rubico Carvalho, no dia 21 de agosto de 2018. Além de palestras e debates sobre o posicionamento das mulheres no setor Agropecuário e questões que impactam no universo feminino rural, foram entregues 14 homenagens.
A sindirista Helena Cury recebeu o prêmio “ABCZ Mulher” na categoria Criadora Jovem Revelação. Diante de cerca de 400 pessoas que prestigiaram o encontro Heleninha comemorou e posou ao lado do presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel Machado Borges e a esposa Iara Marquez.  
Helena nasceu em uma família com tradição no agronegócio e cresceu em fazendas, muito perto de todo tipo de animais domésticos. Ela é a filha do meio do casal Felipe Cury e Cláudia Fraga Leonel, e irmã de Miguel e Felipinho.
Helena tem 22 anos atualmente e cursa medicina veterinária em Uberaba, MG, mas desde os 12 anos já acompanhava pistas de julgamento, desempenhando a função de apresentar seus animais desde 2013. A jovem encanta os expectadores pela atitude no gramado. Enquanto os jurados avaliam os exemplares Sindi que foram cuidadosamente preparados, os touros, as matrizes e bezerros parecem se divertir junto com a amiga que sempre usa chapéu texano e não economiza carinho. Helena Cury já conquistou diversos prêmios com os animais do Sindi Porangaba pelo desempenho e superioridade do gado, mas o ABCZ Mulher foi só para ela. “Eu fiquei muito feliz de ver o trabalho que faço por amor ser reconhecido a ponto de me conferirem essa homenagem. Eu sinto que posso inspirar e ser um exemplo pra levar mais mulheres à pista de julgamento e para mostrar que pecuária é de todos, e pode ser de todas que sonham em atuar nesse setor”, diz a homenageada.
Helena trabalha com a escrituração do plantel e acasalamentos da Porangaba desde os 15 anos de idade, direcionando a seleção do gado PO e apoiando na definição dos conceitos gerais do criatório.
A atividade preferida de Helena é “rodar o gado”, mas ela também adora cães, aves, pequenos ruminantes, cavalos e muares. Domar os animais de sela e de lida da Porangaba não é bicho de sete cabeças para a verdadeira encantadora de Ribeirão Preto.   
“O que sempre me impressiona é a singularidade de cada animal. Cada um é diferente, e cada dia temos uma surpresa no campo! Fico muito feliz de quando nasce um bezerro que estamos esperando, quando uma vaca bate um recorde, e todas as vezes que os animais nos reconhecem e devolvem o carinho que tanto damos eles. Por isso, na profissão, quero me especializar em reprodução e produção de animais de grande porte, e também melhoramento genético”, finaliza a jovem criadora.

Confira os outros homenageados:
Apoiadores e Colaboradores
Eduardo Nogueira Borges
Conselheiro da ABCZ
Aryanna Sangiovani
Gerente do Zebu.org
Personalidades do Agronegócio
Alice Maria Barreto Prado Sampaio Ferreira
Criadora e ex-presidente da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB)
Andrea Noleto de Souza Stival
Ex-presidente da Associação dos Criadores de Nelores Tocantins (ACNT), Conselheira do Sindicato Rural de Gurupi e Membro do Conselho Consultivo da ABCZ pelo Tocantins
Eliana de Rezende Ferreira
Primeira Técnica de Campo da ABCZ
Gleida Marques
Sup. Adjunta de Genealogia da ABCZ
Icce Garbellini
Gerente de Relações Internacionais da ABCZ
Leila Borges de Araújo
Primeira Diretora da ABCZ
Lilian Mara Borges Jacinto
Representante do Colégio de Jurados
Luciane Kahale Abdanur Carvalho
Assessora de Organização de Eventos Agropecuários
Maria Cecília Garcia
Jovem Criadora na Sucessão Familiar
Mariana Alencar Pereira
Gerente do PMGZ Leite
Marisete Teresa Panarotto
Mulher Empreendedora e Divulgadora da Carne Zebu (Cupim Grill Churrascaria)
Miriam Oliveira Borges
Primeira Diretora Administrativa da ABCZ
Sandra Regina Rosa dos Santos
Representante das colaboradoras da ABCZ