Uma série de eventos e atividades envolvem os criadores de Sindi, representantes do Núcleo Nordeste de Criadores de Sindi e da ABCSindi no Parque Aristófanes Fernandes, em Paranamirim/RN, região metropolitana da grande Natal por ocasião da XVI Exposição Nacional da Raça Sindi e 55ª Festa do Boi.
No evento que é um dos mais importantes da região Nordeste o setor de pecuária é muito representativo e nele a raça Sindi é a mais numerosa com 193 animais inscritos, sendo seguida pela Nelore que tem 155 exemplares na mostra, depois o Gir Leiteiro com 143 animais e a Guzerá que conseguiu reunir 65 cabeças. No torneio leiteiro foram inscritas 25 vacas, sendo 13 Sindi, 9 Gir Leiteiro e 3 Guzerá. A pista da Nacional será coordenada pelo jurado efetivo da ABCZ, Marcelo Moura que tem a missão de escolher os melhores animais.
O julgamento acontece nos dias 16, 17 e 18.
Os animais e criadores que participam da Nacional representam plantéis dos estados da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo.
O Leilão Sindi Estrelas (18/10), será realizado com mais 40 lotes dos promotores Junior Teixeira (Sindi Bompasto), Ricardo Altévio 'Careca' (Agroarvoredo) e Orlando Procópio (Sindi OCP) e dos convidados Sindi FTI - Marcelo Tavares de Melo, Rebanho Pompeu Borba, Sindi Montana - José Gilmar, Sindi TWSJ - Tawfic Hasbun, Sindi São Geraldo - Jesualdo Marques, Sindi Carrapicho - Manassés Rodrigues, Sindi WMSS - Waldemi Marinho, Agropecuária J. França - Josemar França, Sindi ABHA - Hélio Almeida, Sindi Rajasthan - Gilberto Browne, Fazenda Carnaúba - Manelito Dantas e Sindi da Bom Jesus - Ronaldo Andrade Bichuette. O remate que está na 16ª edição começa às 20h e terá transmissão ao vivo pelo site da Agreste Leilões. Baixe o catálogo em:
https://issuu.com/funcaoeforma/docs/1._pr_-cat_logo_xvi_leil_o_sindi_es ou http://www.agresteleiloes.com.br/catalogo/catdigital_sindi_estrelas2018.pdf