O jovem time de pista do criatório de Serrana, SP, fez dobradinha no Grande Campeonato de fêmeas e voltou para casa com um conjunto de premiações importantes.

O Sindi saiu de vários cantos do Brasil para vir até Uberaba e dar um show dentro do maior evento de raças zebuínas de todo o mundo. Quase 300 animais foram elencados para leilões, shopping, concursos do setor leiteiro e pista de julgamento. Cerca de 50 criadores das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste participaram da programação oficial da ABCSindi (Associação Brasileira dos Criadores de Sindi) expondo o time de pista dos criatórios, vendendo genética, adquirindo animais e representando bem a genética de cada criatório. O Sindi Don, de Victor Borelli Biagi, brilhou na pista de julgamento conquistando as premiações máximas entre as fêmeas. Groselha FIV AJCF ganhou do jurado Célio Arantes Hein o título de Grande Campeã, seguida por Chade Don como sua Reservada. Entre todas as outras premiações, vale registrar a vitória de Esmeralda FIV Don no campeonato de bezerras. “Buscamos animais com a expressão racial e porte adequados para machos e fêmeas, sempre com bons aprumos e foco no equilíbrio de características físicas funcionais – condizentes com uma raça de dupla aptidão que se propõe ser produtiva em uma pecuária a pasto”, explicou o jurado da ABCZ.

A seleção coordenada pelo gerente de pecuária Luiz Otávio Pereira Lima fechou a edição de número 85 da ExpoZebu como 3º melhor criador e expositor da mostra. “Foi muito emocionante essa participação. Nós cuidamos do Sindi Don com os mesmos critérios de excelência que temos no Nelore Carpa. Observamos as particularidades da raça e buscamos animais produtivos, funcionais, com boas carcaças e bons aprumos. É uma raça de dupla aptidão e as fêmeas também precisam apresentar características de fertilidade com bons úberes e leite em abundância”, afirma Lima.

No calendário comercial da raça Sindi, no inédito leilão Las Bela Brasil, primeiro remate oficial promovido pela ABCSindi, que surpreendeu pela qualidade do gado ofertado e pela variabilidade genética que reuniu animais oriundos de seleções de todo o Brasil o Sindi Don também brilhou. A fêmea mais valorizada no evento foi a novilha Daly FIV Don, vendida por R$ 1.100,00 em parcelas para Beabisa Agropecuária.

Sobre – O Sindi Don é o criatório da raça Sindi de Victor Borelli Biagi. A paixão do selecionador pela raça surgiu há 5 anos e hoje o plantel conta com uma base de 10 doadoras de alta genética e fortes parcerias com sindistas tradicionais. Victor se espelha no exemplo do pai Eduardo Biagi que comanda a equipe da Carpa Serrana há quase 50 anos. Os conceitos de melhoramento genético e o foco em seleção que fizeram do rebanho um dos mais reconhecidos e respeitados da raça Nelore são replicados no Sindi da família Biagi.