A Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ) abriu as inscrições para animais das raças zebuínas para a Expointer 2019, que ocorre de 24 de agosto a 01 de setembro no parque de exposições Assis Brasil em Esteio (RS). Os criadores que já são habituais expositores da mostra, receberam por e-mail uma circular com todas as orientações para a realização do cadastro dos exemplares. Já os selecionadores que desejam participar pela primeira vez da exposição ou que não tenham recebido o documento, podem fazer o download no final desta página. O prazo para a realização das inscrições dos animais será de 26 de julho, sexta-feira, a meia noite. O regulamento completo para a participação das raças zebuínas no evento está disponível no meu “área técnica” neste site.

Mais uma vez a ACGZ irá bonificar os pecuaristas que inscreverem 10 animais efetivos (pagos), presenteando-os com a inscrição do 11º animal. Além disso, também será possível inscrever animais reservas. Conforme o gerente executivo da ACGZ, o Mestre em Zootecnia Nathã Carvalho, a expectativa é contar com a participação de mais de 200 exemplares das raças Brahman, Gir, Gir Leiteiro, Guzerá, Indubrasil, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã. “Esperamos receber animais que irão demonstrar toda a evolução zootécnica do Zebu no Brasil, provenientes de nossos criadores gaúchos e também, de selecionadores de outros estados” explica. A programação deverá ser recheada de atividades em praticamente todos os dias da exposição. “Por ser a maior exposição agropecuária da América Latina e uma considerável vitrine internacional do agronegócio brasileiro, estamos engajados com o apoio da ABCZ em promover uma qualificada mostra das raças zebuínas, que será acompanhada por atrações como julgamentos, degustações de carne de zebu e de queijo de leite de zebu, além da nossa participação na vitrine da carne gaúcha” explica. Todas estas atividades seguirão a campanha “Zebu: Genética Fundamental” e terá tom de comemoração pelos 100 anos da ABCZ em 2019. 

Os julgamentos serão o ponto alto da programação e contarão com a experiente e reconhecida jurada Drª Tatiane Drummond Tetzner entre os dias 25 e 28 de agosto. Na noite do dia 28 de agosto, quarta-feira, os criadores, parceiros e convidados estarão reunidos para o coquetel de confraternização e de entrega de prêmios.

A Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu (ACGZ) também definiu em reunião de associados o nome que será responsável pela escolha dos grandes campeões das raças zebuínas na Expointer 2019, evento que ocorre no período de 24 de agosto a 01 de setembro no parque de exposições Assis Brasil em Esteio (RS). A médica veterinária e jurada oficial da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Tatiane Almeida Drummond Tetzner, mestre e doutora em reprodução animal pela UNESP e especialista em julgamento das raças zebuínas pela FAZU, terá a tarefa de avaliar os exemplares das raças Brahman, Gir, Gir Leiteiro, Guzerá, Indubrasil, Nelore, Sindi e Tabapuã participantes da maior exposição agropecuária da América latina. 


Tatiane já foi jurada em Esteio na Expointer 2011, quando avaliou os animais da raça Gir Leiteiro e retornou em 2014 quando julgou todas as raças zebuínas. "Me sinto honrada e muito feliz em receber o convite para atuar como jurada das raças zebuínas pela 3ª vez na Expointer! Tenho certeza que a 42ª edição da feira está recheada de novidades especiais e será um marco nesse ano de 2019” revelou. Tatiane possui um vasto currículo de exposições, tendo avaliado animais várias vezes em grandes eventos como Expozebu (MG), Megaleite (MG), Feileite (SP) e ExpoLondrina (PR), entre outros, além de inúmeras exposições internacionais. No entanto, a competente jurada se vê muito motivada com o desafio que vem pela frente. “O que é especial em toda Expointer é a hospitalidade dos criadores e selecionadores, bem como da comissão organizadora. A forma amável de receber os visitantes é característica marcante dos gaúchos e a organização esplêndida e impecável do evento” conclui.

Programação preliminar de julgamentos 
Raça Gir Leiteiro: 25 de agosto, domingo, todo o dia; 
Raça Brahman: 26 de agosto, segunda-feira, 09h;
Raças Nelore e Nelore Mocho: 26 de agosto, segunda-feira, 14h;
Raça Indubrasil: 27 de agosto, terça-feira, 09h;
Raça Tabapuã: 27 de agosto, terça-feira, 14h;
Raças Gir Dupla Aptidão e Sindi: 28 de agosto, quarta-feira, 09h;
Raça Guzerá: 28 de agosto, quarta-feira, 14h.