O presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Sindi (ABCSindi) e vice-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu, Ronaldo Andrade Bichuette, está na Paraíba, como representante do presidente da ABCZ, Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, no evento promovido pela Fazenda Carnaúba, localizada na cidade de Taperoá. O Dia “D”, em sua sétima edição, oferece uma programação direcionada a criadores, técnicos e formadores de opinião e contempla um público diverso interessado em negócios, temas relacionados a mercado, genética, produção pecuária no semiárido, gastronomia, além da cultura nordestina. Com a exposição de quase 2.500 animais o evento tem duração de três dias, de 26 a 28 de julho.
A Fazenda Carnaúba: são 60 anos de história na atividade pecuária, desenvolvendo com excelência, um longo processo de negócios agropecuários tornando-se conhecido como uma área fértil no semiárido paraibano. Especializados na seleção das raças Sindi, Guzerá e Pé Duro, bem como vários caprinos e ovinos regionais que são preservados e selecionados por Manelito Dantas e os filhos.
A feira do evento conta com mais de 500 animais disponíveis para compradores compartilharem da genética e qualidade das cabras, com seleção natural focada na produção de leite.
Os visitantes vão interagir com os processos de funcionamento da Fazenda Carnaúba que é reconhecida como um oásis de desenvolvimento agrícola em uma das regiões mais secas do país e referência na produção de leite de cabra, pastas e queijos consumidos em todo o país e premiados internacionalmente.
A Lacticínios Grupiara, marca criada para gerenciar a produção do queijo feito com o leite de cabra, processa 20 mil litros por mês e leva às mesas de todo de várias regiões do país o sabor do semiárido paraibano. São cinco tipos de queijos e dois tipos de pastas em opções temperadas com essências de ervas nordestinas, tais como: marmeleiro, aroeira, cumaru e alfazema. O queijo Serra do Pico feito com leite de Guzerá e Sindi, foi premiado em junho de 2019 com a medalha de bronze no evento Mondial du Fromage, na França.

Foto: Francisco Mendes