Conheça a raça

Pode ser considerada uma verdadeira história de cinema a importação, em 1952, de gado Sindi diretamente do Paquistão. O autor da façanha foi o diretor do Instituto Agronômico do Norte (IAN), Felisberto de Camargo, que trouxe consigo, num avião cargueiro inglês fretado, 31 animais da raça, sendo 28 fêmeas e três reprodutores.

 

A empreitada, que foi chamada por alguns de excêntrica, e por outros de audaciosa, tinha o objetivo de estabelecer na sede do IAN, em Belterra (PA), um centro de pesquisa da raça Sindi. O plano era, primeiramente, fazer da região amazônica um local autossuficiente em leite e manteiga e, depois, o Nordeste.

 

Após uma série de articulações junto ao Ministério da Agricultura, ao Itamarati, aos amigos e outros meios, Felisberto de Camargo partiu até a região de Karachi, estado de Sind, no Paquistão, para buscar a genética bovina que ele pretendia disseminar no Brasil.

 

A compra desse lote de animais mais parece uma história das minas do Rei Salomão. Segundo relato do próprio diretor do IAN, reproduzido no livro “Sindi, o gado vermelho para o Semiárido”, moedas milenares, mercados de antiguidades e negociações diplomáticas nortearam a compra e o embarque dos bovinos sagrados.

 

Foi aí que entraram os EUA, o Governo Federal e outros departamentos: todos eram contra a inserção dos animais na Amazônia. Até que se concretizasse o desejo de Camargo, a Ilha de Fernando de Noronha serviu de porto improvisado para a quarentena do seu gado.

 

Diz um trecho de “Sindi, o gado vermelho…” (em reprodução de uma reportagem publicada na revista “O Cruzeiro”):

 

“Meteu, então, o Diretor do Instituto Agronômico do Norte, mãos à obra, para trazer 31 cabeças de gado zebu, de Karachi a Belém, por via área. Já pensaram o que isto representa? Companhia após companhia ouvia Camargo, controlava os mapas, espichava os olhos no tamanho dos oceanos e no estirão do Saara e, depois, dizia não. A única que aceitou foi a Eagle Aviation, que tem especialização nessa espécie de transportes, cobrando quarenta contos de passagem, o que não foi caro, pois o enorme avião teve de ser completamente remodelado no seu interior, atapetado e reforçado para suportar a carga”.

 

Em 1954, depois de uma longa estadia na ilha, o lote, que já era de 50 animais (reprodutores, matrizes e crias), segue uma parcela para Belterra e, anos depois, outra para a Ilha de Marajó (onde o rebanho será extinto). No entanto, algumas fêmeas seriam doadas para a Esalq, em Piracicaba. Lá, foram desenvolvidas várias pesquisas, bem como a difusão da raça entre os criatórios do Estado de São Paulo.

 

Sertãozinho, Nova Odessa e Ribeirão Preto, foram alguns dos núcleos onde se trabalhou o gado sindi com finalidade leiteira, na década de 50. Com a intensificação do rebanho zebuíno, o Departamento da Produção Animal da Secretaria Estadual de Agricultura resolveu firmar, em 1956, uma parceria com o criador José Cezário de Castilho, propondo o cruzamento de seu rebanho (linhagem de 1930) com a do órgão governamental (linhagem de 1952).

 

Terras férteis, manejo adequado e boas condições sanitárias, fizeram desse plantel um conjunto de alto nível em se tratando do gado sindi, inclusive se comparado ao do próprio Paquistão.

 

Por mais de cinco anos a Fazenda de Gado Nacional, em Nova Odessa, forneceu reprodutores e filhos de touros importados, através de seus leilões. Em 1963, o gado sindi é transferido para a Estação Experimental de Zootecnia de Ribeirão Preto, que também intensifica a exploração do potencial leiteiro da raça.

 

No entanto, dez anos depois, as pesquisas com o gado vermelho indo-paquistanês no instituto são desativadas. O rebanho é novamente transferido, desta vez para a cidade de Colina, onde será vendido e relegado ao abandono -data de 1974 o encerramento de pedidos de registros junto à ABCZ.

 

Quando todos davam por perdida a criação do sindi no Brasil eis que volta à cena o paulista José Cezário de Castilho (único criador que insistiu no registro do rebanho). Numa parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 1980, Castilho dispo-nibilizou animais para serem avaliados na ocupação do semi-árido nordestino, especificamente na região de Patos.

 

Em seguida, a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa) levou as melhores fêmeas (12) e machos (2) de Colina para o sertão paraibano. Empolgada, a Emepa ainda recebeu, em 1988, mais quatro repro-dutores, 30 matrizes e quatro crias, descendentes diretos da importação de 1952, que pertenciam ao Centro de Pesquisa Agropecuária do Trópico Úmido (CPATU), da Embrapa, no Pará.

 

De ambos os núcleos, o gado sindi foi partindo para outros estados como Pernambuco e Alagoas. Sendo assim, a década de 90 foi marcada pela ascensão de cria-tórios de sindi em todo o país e, conseqüentemente, por pedidos para retomar a execução dos serviços de registro genealógico da raça.

 

Durante dez anos, criadores, a ABCZ e o Mapa, discutiram, avaliaram e reavaliaram os documentos pertencentes aos centros oficiais de pesquisa, que alegavam ser a raça totalmente apropriada para a produção de leite no semi-árido nordestino.

 

Além disso, esse período foi reservado para a apresentação de uma nova reivindicação dos criadores de sindi: o reconhecimento de uma variedade mocha na raça. O documento, de autoria do zootecnista e professor Alberto Alves Santiago, foi encaminhado, em 1999, para a ABCZ.

 

Em 2001, a aprovação do registro genealógico dos animais da Emepa e da Embrapa-CPTAU, por parte do Ministério da Agricultura, através de seu Departamento de Fiscalização e Fomento da Produção Animal, concretizou mais uma vitória para a zebuinocultura brasileira.

 

Agora, a raça Sindi, além de retornar ao quadro técnico da ABCZ, encontrou novamente grandes horizontes pela frente. Seja nos criatórios existentes em cidades como Ituverava ou Sales, ambas no interior paulista, ou nos rebanhos do Rio de Janeiro ou do Ceará, o criterioso trabalho técnico que está sendo empregado ao Sindi certamente mostrará que esse gado é uma boa promessa para a produção de leite -até no Rio Grande do Sul, a raça já foi absorvida.

 

No entanto, é no semi-árido que esse gado, em estado puro, mostra sua nobreza e, principalmente, sua funcionalidade. Não é à toa que, ao ser questionado pelo repórter de “O Mundo Agrário” sobre o motivo da preferência pelo sindi, Felisberto de Camargo respondeu:

 

“O ‘Red Sindhi’ é um gado de chifres pequenos. Fruto de milhares e milhares de anos. Fruto do trabalho de uma das mais velhas civilizações do mundo. É a raça zebu leiteira mais nobre entre todas as raças bovinas leiteiras que se criaram nas terras áridas da Ásia, através de cinco mil anos. O ‘Red Sindhi’, ou gado vermelho de Sind, é o gado nacional do Paquistão, conservado em estado de relativa pureza, graças à situação de isolamento criada pelos desertos que rodeiam o centro de criação desse rebanho”.

CONTINUE LENDO

História

1850/56
Na Bahia e no Rio de Janeiro, a presença de animais de características do sindi foi documentada através de relatos históricos.
1930
Importação feita por Francisco Ravísio Lemos e Manoel de Oliveira Prata traz alguns exemplares da raça.
1952
Felisberto de Camargo importa, do Paquistão, 31 bovinos, três reprodutores e 28 fêmeas.O lote fica em quarentena por 15 meses na Ilha de Fernando de Noronha.
1954/56
Cinqüenta animais, entre reprodutores, matrizes e crias vão para Belmonte (PA).Um grupo é transferido para a Ilha de Marajó.Os animais da raça sindi remanescentes da importação de 1930 são selecionados pelo Departamento de Produção Animal (DPA), em São Paulo. É o primeiro rebanho particular do sindi no Brasil. A Esalq recebe reprodutores oriundos da importação de 1952.
1963
Todo o rebanho sindi de Nova Odessa é transferido para a Estação Experimental de Zootecnia de Ribeirão Preto (IZ).
1973
É a vez do rebanho sindi, puro de origem, da Eslaq ser transferido para Ribeirão Preto.
1974
Em virtude do processo de instalação da Embrapa-CPATU, no Pará, as comunicações e o registro do gado junto à ABCZ são desativadas. O mesmo acontece com o rebanho do IZ, que é transferido para Colina.
1980
Catorze animais são transferidos de Colina para a Emepa-PB.
1988
A Embrapa cede à Emepa-PB, em comodato, 30 matrizes e, por permuta, 4 reprodutores do rebanho da raça sindi originário da importação de 1952. A Embrapa-CPATU mantém o rebanho sindi remanescente, desenvolvendo pesquisas de conservação da raça.
1993
O rebanho sindi da Embrapa é o único grupo dessa raça no Brasil, que é descendente direto da importação de 1952; o rebanho da Emepa representa a fusão do grupo selecionado pelo DPA/IZ e animais da Embrapa. O sindi mantido em Riacho dos Cavalos (PB) é transferido para Alagoinha, para provas zootéc-nicas com ênfase à produção de leite.
1996
Alagoinha dá início às provas zootécnicas, enfatizando também os parâmetros genéticos e fenotípicos.
1998
Núcleo remanescente do rebanho sindi da Embrapa é deslocado para a Faculdade de Ciências Agrárias do Pará. Dois touros e 30 matrizes são transferidos do CPATU para a Embrapa Semi-Árido, em Petrolina (PE).
2000
O rebanho sindi da Emepa-PB continua no quinto ano consecutivo sob avaliação zootécnica na região de Alagoinha; em Pe-trolina, mais de 100 animais são avaliados na condição do semi-árido.
2001
A ABCZ volta a registrar a raça sindi na categoria PO.
2002
A ABCZ registra o primeiro sindi mocho do Brasil.
CRONOLOGIA COMPLETA
Política de Privacidade

Nosso site leva a sua privacidade a sério e zela pela segurança e proteção de dados de todos os seus, parceiros, fornecedores e usuários do site domínio www.sindi.org.br.

Esta Política de Privacidade destina-se a informá-lo sobre o modo como nós utilizamos e divulgamos informações coletadas em suas visitas ao nosso site e em mensagens que trocamos com você.

Esta Política de Privacidade aplica-se somente a informações coletadas por meio do site.

AO ACESSAR AO SITE, ENVIAR COMUNICAÇÕES OU FORNECER QUALQUER TIPO DE DADO PESSOAL, VOCÊ DECLARA ESTAR CIENTE COM RELAÇÃO AOS TERMOS AQUI PREVISTOS E DE ACORDO COM A POLÍTICA DE PRIVACIDADE, A QUAL DESCREVE AS FINALIDADES E FORMAS DE TRATAMENTO DE SEUS DADOS PESSOAIS QUE VOCÊ DISPONIBILIZAR NO SITE.

Esta Política de Privacidade fornece uma visão geral de nossas práticas de privacidade e das escolhas que você pode fazer, bem como direitos que você pode exercer em relação aos Dados Pessoais tratados por nós. Se você tiver alguma dúvida sobre o uso de Dados Pessoais, entre em contato com contato@sindi.org.br.

Além disso, a Política de Privacidade não se aplica a quaisquer aplicativos, produtos, serviços, site ou recursos de mídia social de terceiros que possam ser oferecidos ou acessados por meio do site. O acesso a esses links fará com que você deixe o nosso site e poderá resultar na coleta ou compartilhamento de informações sobre você por terceiros. Nós não controlamos, endossamos ou fazemos quaisquer representações sobre sites de terceiros ou suas práticas de privacidade, que podem ser diferentes das nossas. Recomendamos que você revise a política de privacidade de qualquer site com o qual você interaja antes de permitir a coleta e o uso de seus Dados Pessoais.

Caso você nos envie Dados Pessoais referentes a outras pessoas físicas, você declara ter a competência para fazê-lo e declara ter obtido o consentimento necessário para autorizar o uso de tais informações nos termos desta Política de Privacidade.

Seção 1 - Definições

Para os fins desta Política de Privacidade:
“Dados Pessoais”: significa qualquer informação que, direta ou indiretamente, identifique ou possa identificar uma pessoa natural, como por exemplo, nome, CPF, data de nascimento, endereço IP, dentre outros;
“Dados Pessoais Sensíveis”: significa qualquer informação que revele, em relação a uma pessoa natural, origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico;
“Tratamento de Dados Pessoais”: significa qualquer operação efetuada no âmbito dos Dados Pessoais, por meio de meios automáticos ou não, tal como a recolha, gravação, organização, estruturação, armazenamento, adaptação ou alteração, recuperação, consulta, utilização, divulgação por transmissão, disseminação ou, alternativamente, disponibilização, harmonização ou associação, restrição, eliminação ou destruição. Também é considerado Tratamento de Dados Pessoais qualquer outra operação prevista nos termos da legislação aplicável;
“Leis de Proteção de Dados”: significa todas as disposições legais que regulam o Tratamento de Dados Pessoais, incluindo, porém sem se limitar, a Lei nº 13.709/18, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (“LGPD”).

Seção 2 - Uso de Dados Pessoais

Coletamos e usamos Dados Pessoais para gerenciar seu relacionamento conosco e melhor atendê-lo quando você estiver interagindo com o site, personalizando e melhorando sua experiência. Exemplos de como usamos os dados incluem:
Viabilizar que você entre em contato com o site;
Para confirmar ou corrigir as informações que temos sobre você;
Para enviar informações que acreditamos ser do seu interesse;
Para personalizar sua experiência de uso do site;
Para entrarmos em contato por um número de telefone e/ou endereço de e-mail fornecido. Podemos entrar em contato com você pessoalmente, por mensagem de voz, através de equipamentos de discagem automática, por mensagens de texto (SMS), por e-mail, ou por qualquer outro meio de comunicação que seu dispositivo seja capaz de receber, nos termos da lei e para fins comerciais razoáveis.
Além disso, os Dados Pessoais fornecidos também podem ser utilizados na forma que julgarmos necessária ou adequada: (a) nos termos das Leis de Proteção de Dados; (b) para atender exigências de processo judicial; (c) para cumprir decisão judicial, decisão regulatória ou decisão de autoridades competentes, incluindo autoridades fora do país de residência; (d) para aplicar nossos Termos e Condições de Uso; (e) para proteger nossas operações; (f) para proteger direitos, privacidade, segurança nossos, seus ou de terceiros; (g) para detectar e prevenir fraude; (h) permitir-nos usar as ações disponíveis ou limitar danos que venhamos a sofrer; e (i) de outros modos permitidos por lei.

Seção 3 - Não fornecimento de Dados Pessoais

Não há obrigatoriedade em compartilhar os Dados Pessoais que solicitamos. No entanto, se você optar por não os compartilhar, em alguns casos, não poderemos fornecer a você acesso completo ao site, alguns recursos especializados ou ser capaz de prestar a assistência necessária para você.

Seção 4 - Dados coletados

O público em geral poderá navegar no site sem necessidade de qualquer cadastro e envio de Dados Pessoais. No entanto, algumas das funcionalidades do site poderão depender de cadastro e envio de Dados Pessoais.
No contato do site, nós podemos coletar:
Dados de contato: nome, sobrenome, número de telefone, endereço, cidade, estado e endereço de e-mail;
Informações enviadas: informações que você envia via formulário (dúvidas, reclamações, sugestões, críticas, elogios etc.).
Na navegação geral no site, nós poderemos coletar:
Dados de localização: dados de geolocalização quando você acessa o site;
Preferências: informações sobre suas preferências e interesses em relação aos produtos/serviços (quando você nos diz o que eles são ou quando os deduzimos do que sabemos sobre você);
Dados de navegação no site: informações sobre suas visitas e atividades, incluindo o conteúdo (e quaisquer anúncios) com os quais você visualiza e interage, informações sobre o navegador e o dispositivo que você está usando, seu endereço IP, sua localização, o endereço do site a partir do qual você chegou. Algumas dessas informações são coletadas usando nossas Ferramentas de Coleta Automática de Dados, que incluem cookies, web beacons e links da web incorporados. Para saber mais, leia como nós usamos Ferramentas de Coleta Automática de Dados na seção 7 abaixo;
Dados anônimos ou agregados: respostas anônimas para pesquisas ou informações anônimas e agregadas sobre como o site é usufruído. Durante nossas operações, em certos casos, aplicamos um processo de desidentificação ou pseudo minimização aos seus dados para que seja razoavelmente improvável que você identifique você através do uso desses dados com a tecnologia disponível;
Outras informações que podemos coletar: informações que não revelem especificamente a sua identidade ou que não são diretamente relacionadas a um indivíduo, tais como informações sobre navegador e dispositivo; dados de uso do site; e informações coletadas por meio de cookies, pixel tags e outras tecnologias.
Nós não coletamos Dados Pessoais Sensíveis.

Seção 5 - Compartilhamento de Dados Pessoais com terceiros

Nós poderemos compartilhar seus Dados Pessoais:
Com a(s) empresa(s) parceira(s) que você selecionar ou optar em enviar os seus dados, dúvidas, perguntas etc., bem como com provedores de serviços ou parceiros para gerenciar ou suportar certos aspectos de nossas operações comerciais em nosso nome. Esses provedores de serviços ou parceiros podem estar localizados nos Estados Unidos, na Argentina, no Brasil ou em outros locais globais, incluindo servidores para homologação e produção, e prestadores de serviços de hospedagem e armazenamento de dados, gerenciamento de fraudes, suporte ao cliente, vendas em nosso nome, atendimento de pedidos, personalização de conteúdo, atividades de publicidade e marketing (incluindo publicidade digital e personalizada) e serviços de TI, por exemplo;
Com terceiros, com o objetivo de nos ajudar a gerenciar o site;
Com terceiros, caso ocorra qualquer reorganização, fusão, venda, joint venture, cessão, transmissão ou transferência de toda ou parte da nossa empresa, ativo ou capital (incluindo os relativos à falência ou processos semelhantes).

Seção 6 - Transferências internacionais de dados

Dados Pessoais e informações de outras naturezas coletadas por nós podem ser transferidos ou acessados por entidades pertencentes ao grupo corporativo das empresas parceiras em todo o mundo de acordo com esta Política de Privacidade.

Seção 7 - Coleta automática de Dados Pessoais

Quando você visita o site, ela pode armazenar ou recuperar informações em seu navegador, principalmente na forma de cookies, que são arquivos de texto contendo pequenas quantidades de informação. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou seu dispositivo e são usadas principalmente para que o site funcione como você espera. As informações geralmente não o identificam diretamente, mas podem oferecer uma experiência na internet mais personalizada.
De acordo com esta Política de Privacidade, nós e nossos prestadores de serviços terceirizados, mediante seu consentimento, podemos coletar seus Dados Pessoais de diversas formas, incluindo, entre outros:

Por meio do navegador ou do dispositivo: algumas informações são coletadas pela maior parte dos navegadores ou automaticamente por meio de dispositivos de acesso à internet, como o tipo de computador, resolução da tela, nome e versão do sistema operacional, modelo e fabricante do dispositivo, idioma, tipo e versão do navegador de Internet que está utilizando. Podemos utilizar essas informações para assegurar que o site funcione adequadamente.
Uso de cookies: informações sobre o seu uso do site podem ser coletadas por terceiros a partir de cookies. Cookies são informações armazenadas diretamente no computador que você está utilizando. Os cookies permitem a coleta de informações tais como o tipo de navegador, o tempo despendido no site, as páginas visitadas, as preferências de idioma, e outros dados de tráfego anônimos. Nós e nossos prestadores de serviços utilizamos informações para proteção de segurança, para facilitar a navegação, exibir informações de modo mais eficiente, e personalizar sua experiência ao utilizar o site, assim como para rastreamento online. Também coletamos informações estatísticas sobre o uso do site para aprimoramento contínuo do nosso design e funcionalidade, para entender como o site é utilizado e para auxiliá-lo a solucionar questões relativas ao site.
Caso não deseje que suas informações sejam coletadas por meio de cookies, há um procedimento simples na maior parte dos navegadores que permite que os cookies sejam automaticamente rejeitados, ou oferece a opção de aceitar ou rejeitar a transferência de um cookie (ou cookies) específico(s) de um site determinado para o seu computador. Entretanto, isso pode gerar inconvenientes no uso do site.
As definições que escolher podem afetar a sua experiência de navegação e o funcionamento que exige a utilização de cookies. Neste sentido, rejeitamos qualquer responsabilidade pelas consequências resultantes do funcionamento limitado do site provocado pela desativação de cookies nos seus dispositivos (incapacidade de definir ou ler um cookie).
Uso de pixel tags e outras tecnologias similares: pixel tags (também conhecidos como Web beacons e GIFs invisíveis) podem ser utilizados para rastrear ações de usuários do site (incluindo destinatários de e-mails), medir o sucesso das nossas campanhas de marketing e coletar dados estatísticos sobre o uso do site e taxas de resposta, e ainda para outros fins não especificados. Podemos contratar empresas de publicidade comportamental, para obter relatórios sobre os anúncios do site em toda a internet. Para isso, essas empresas utilizam cookies, pixel tags e outras tecnologias para coletar informações sobre a sua utilização, ou sobre a utilização de outros usuários, do nosso site e de site de terceiros. Nós não somos responsáveis por pixel tags, cookies e outras tec nologias similares utilizadas por terceiros.

Seção 8 - Categorias de cookies

Os cookies utilizados na nosso site estão de acordo com os requisitos legais e são enquadrados nas seguintes categorias:
Estritamente necessários: estes cookies permitem que você navegue pelo site e desfrute de recursos essenciais com segurança. Um exemplo são os cookies de segurança, que autenticam os usuários, protegem os seus dados e evitam a criação de logins fraudulentos.
Desempenho: os cookies desta categoria coletam informações de forma codificada e anônima relacionadas ao nosso site, como, por exemplo, o número de visitantes de uma página específica, origem das visitas ao site e quais as páginas acessadas pelo usuário. Todos os dados coletados são utilizados apenas para eventuais melhorias no site e para medir a eficácia da nossa comunicação.
Funcionalidade: estes cookies são utilizados para lembrar definições de preferências do usuário com o objetivo de melhorar a sua visita no nosso site, como, por exemplo, configurações aplicadas no layout do site ou suas respostas para pop-ups de promoções e cadastros -; dessa forma, não será necessário perguntar inúmeras vezes.
Publicidade: utilizamos cookies com o objetivo de criar campanhas segmentadas e entregar anúncios de acordo com o seu perfil de aceso ao nosso site.

Seção 9 - Direitos do Usuário

Você pode, a qualquer momento, requerer: (i) confirmação de que seus Dados Pessoais estão sendo tratados; (ii) acesso aos seus Dados Pessoais; (iii) correções a dados incompletos, inexatos ou desatualizados; (iv) anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto em lei; (v) portabilidade de Dados Pessoais a outro prestador de serviços, contanto que isso não afete nossos segredos industriais e comerciais; (vi) eliminação de Dados Pessoais tratados com seu consentimento, na medida do permitido em lei; (vii) informações sobre as entidades às quais seus Dados Pessoais tenham sido compartilhados; (viii) informações sobre a possibilidade de não fornecer o consentimento e sobre as consequências da negativa; e (ix) revogação do consentimento. Os seus pedidos serão tratados com especial cuidado de forma a que possamos assegurar a eficácia dos seus direitos. Poderá lhe ser pedido que faça prova da sua identidade de modo a assegurar que a partilha dos Dados Pessoais é apenas feita com o seu titular.
Você deverá ter em mente que, em certos casos (por exemplo, devido a requisitos legais), o seu pedido poderá não ser imediatamente satisfeito, além de que nós poderemos não conseguir atendê-lo por conta de cumprimento de obrigações legais.

Seção 10 - Segurança dos Dados Pessoais

Buscamos adotar as medidas técnicas e organizacionais previstas pelas Leis de Proteção de Dados adequadas para proteção dos Dados Pessoais na nossa organização. Infelizmente, nenhuma transmissão ou sistema de armazenamento de dados tem a garantia de serem 100% seguros. Caso tenha motivos para acreditar que sua interação conosco tenha deixado de ser segura (por exemplo, caso acredite que a segurança de qualquer uma de suas contas foi comprometida), favor nos notificar imediatamente.

Seção 11 - Links de hipertexto para outros sites e redes sociais

O site poderá, de tempos a tempos, conter links de hipertexto que redirecionará você para sites das redes dos nossos parceiros, anunciantes, fornecedores etc. Se você clicar em um desses links para qualquer um desses sites, lembre-se que cada site possui as suas próprias práticas de privacidade e que não somos responsáveis por essas políticas. Consulte as referidas políticas antes de enviar quaisquer Dados Pessoais para esses sites.
Não nos responsabilizamos pelas políticas e práticas de coleta, uso e divulgação (incluindo práticas de proteção de dados) de outras organizações, tai s como Facebook, Apple, Google, Microsoft, ou de qualquer outro desenvolvedor de software ou provedor de aplicativo, loja de mídia social, sistema operacional, prestador de serviços de internet sem fio ou fabricante de dispositivos, incluindo todos os Dados Pessoais que divulgar para outras organizações por meio dos aplicativos, relacionadas a tais aplicativos, ou publicadas em nossas páginas em mídias sociais. Nós recomendamos que você se informe sobre a política de privacidade de cada site visitado ou de cada prestador de serviço utilizado.

Seção 12 - Atualizações desta Política de Privacidade

Se modificarmos nossa Política de Privacidade, publicaremos o novo texto no site, com a data de revisão atualizada. Podemos alterar esta Política de Privacidade a qualquer momento. Caso haja alteração significativa nos termos desta Política de Privacidade, podemos informá-lo por meio das informações de contato que tivermos em nosso banco de dados ou por meio de notificação em nosso site.
Recordamos que nós temos como compromisso não tratar os seus Dados Pessoais de forma incompatível com os objetivos descritos acima, exceto se de outra forma requerido por lei ou ordem judicial.
Sua utilização do site após as alterações significa que aceitou as Políticas de Privacidade revisadas. Caso, após a leitura da versão revisada, você não esteja de acordo com seus termos, favor encerrar o acesso ao site.

Seção 13 - Encarregado do tratamento dos Dados Pessoais

Caso pretenda exercer qualquer um dos direitos previstos, inclusive retirar o seu consentimento, nesta Política de Privacidade e/ou nas Leis de Proteção de Dados, ou resolver quaisquer dúvidas relacionadas ao Tratamento de seus Dados Pessoais, favor contatar-nos em e-mail contato@sindi.org.br.