A 11ª edição do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT) 2020 terá, pela primeira vez, uma comissão julgadora, responsável por escolher os melhores exemplares, um dos pontos altos da programação da ExpoGenética. Uma reunião por videoconferência, gerada da sede da ABCZ, com a participação remota de presidentes das Associações Promocionais, definiu os nomes dos jurados que farão parte do comitê. A equipe organizadora teve que se adequar para atender ao novo formato da feira, que esse ano acontecerá virtualmente.

“O critério de escolha foi feito da forma mais abrangente e democrática possível, para atender todos os segmentos envolvidos. Dessa forma teremos jurados indicados por criadores, associações promocionais das raças e pelo colégio de jurados”, ressalta Luiz Antônio Josahkian, superintendente Técnico da ABCZ.

Os nomes escolhidos para a comissão julgadora foram: Rafael Resende e Lauro Fraga, ambos indicados pelos criadores; Rodrigo Coutinho Madruga, nome decidido por sorteio entre os mais votados pelas associações promocionais das raças; Célio Arantes Heim e Fábio Eduardo Ferreira, representantes da Superintendência Técnica da ABCZ, que optou por seguir a ordem de jurados mais votados pela lista dos criadores.

A comissão formada pelos cinco jurados vai escolher os touros que vão seguir para a quarta fase do PNAT, que é a coleta, industrialização e distribuição de sêmem para os rebanhos de colaboradores. Este ano, o Programa conta com 157 animais pré-classificados das raças Brahman, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã, oriundos de 80 criatórios, de diferentes regiões do Brasil.

O superintendente Técnico da ABCZ destacou mais uma novidade desta edição do PNAT. “A novidade técnica é a inclusão no índice de classificação da avaliação visual de tipo, que foi uma forma que a coordenação do Programa entendeu de combinar tanto a avaliação genética dos animais, como teste de eficiência alimentar, mas também harmonia, correção de aprumos e morfologia, na eleição dos animais superiores”, explica Josahkian.

Os resultados dos superiores do TDEA (Teste de Eficiência Alimentar) realizado na FAZU serão divulgados no dia 4 de agosto. Já a avaliação dos Touros PNAT, com a eleição por parte da Comissão do PNAT, acontecerá no dia 20 de agosto (quinta-feira) e o resultado com a classificação dos animais será divulgado na sexta-feira (21), a partir das 8h. Toda a programação será transmitida pela TV, no Canal do Boi, e pela internet, no canal da ABCZ no YouTube.

Para conferir a programação completa da ExpoGenética 360º, acesse: www.expogenetica.com.br .


Leilão Essência faz recordes da raça

Por Márcia Benevenuto
A Semana Sindi Castilho abalou o mercado posistivamente.Na primeira noite, com a reunião de convidados de todo o Brasil, fo...

Paraíba teve pista linda do Sindi

Por Márcia Benevenuto 
A Paraíba é dos berços da raça Sindi e grande fornecedora de genética para todo o Brasil. Os criadores Mári...

Sindi brilhou na ExpoCruz da Bolívia

Por Márcia Benevenuto 
O técnico da ABCZ e Conselheiro Técnico da ABCSindi, o médico veterinário Rodrigo Madruga ministrou curso sobre a ...

Retomada: nasce Núcleo Sindi Parahyba

Por Márcia Benevenuto 
Criadores da raça Sindi formam “Núcleo Parahyba” Texto: Jocelio de Oliveira 
Vinte e quatro criador...

Resultados da Nacional do Sindi em Goiânia

Por Márcia Benevenuto
Pela primeira vez na história a ABCSindi leva a nacional da raça para uma região além do tradicional eixo Uberaba-Norde...

Nacional tem + de 240 animais inscritos em GO

Por Márcia Benevenuto
Pela primeira vez na história a ABCSindi levou a nacional da raça para uma região além do tradicional eixo Uberaba-Nord...
VER MAIS NOTÍCIAS