A 11ª edição do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (PNAT) 2020 terá, pela primeira vez, uma comissão julgadora, responsável por escolher os melhores exemplares, um dos pontos altos da programação da ExpoGenética. Uma reunião por videoconferência, gerada da sede da ABCZ, com a participação remota de presidentes das Associações Promocionais, definiu os nomes dos jurados que farão parte do comitê. A equipe organizadora teve que se adequar para atender ao novo formato da feira, que esse ano acontecerá virtualmente.

“O critério de escolha foi feito da forma mais abrangente e democrática possível, para atender todos os segmentos envolvidos. Dessa forma teremos jurados indicados por criadores, associações promocionais das raças e pelo colégio de jurados”, ressalta Luiz Antônio Josahkian, superintendente Técnico da ABCZ.

Os nomes escolhidos para a comissão julgadora foram: Rafael Resende e Lauro Fraga, ambos indicados pelos criadores; Rodrigo Coutinho Madruga, nome decidido por sorteio entre os mais votados pelas associações promocionais das raças; Célio Arantes Heim e Fábio Eduardo Ferreira, representantes da Superintendência Técnica da ABCZ, que optou por seguir a ordem de jurados mais votados pela lista dos criadores.

A comissão formada pelos cinco jurados vai escolher os touros que vão seguir para a quarta fase do PNAT, que é a coleta, industrialização e distribuição de sêmem para os rebanhos de colaboradores. Este ano, o Programa conta com 157 animais pré-classificados das raças Brahman, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã, oriundos de 80 criatórios, de diferentes regiões do Brasil.

O superintendente Técnico da ABCZ destacou mais uma novidade desta edição do PNAT. “A novidade técnica é a inclusão no índice de classificação da avaliação visual de tipo, que foi uma forma que a coordenação do Programa entendeu de combinar tanto a avaliação genética dos animais, como teste de eficiência alimentar, mas também harmonia, correção de aprumos e morfologia, na eleição dos animais superiores”, explica Josahkian.

Os resultados dos superiores do TDEA (Teste de Eficiência Alimentar) realizado na FAZU serão divulgados no dia 4 de agosto. Já a avaliação dos Touros PNAT, com a eleição por parte da Comissão do PNAT, acontecerá no dia 20 de agosto (quinta-feira) e o resultado com a classificação dos animais será divulgado na sexta-feira (21), a partir das 8h. Toda a programação será transmitida pela TV, no Canal do Boi, e pela internet, no canal da ABCZ no YouTube.

Para conferir a programação completa da ExpoGenética 360º, acesse: www.expogenetica.com.br .


CTZL é novo sócio parceiro ABCSindi

Por Márcia Benevenuto 
O CTZL – Centro de Tecnologia para Raças Zebuínas Leiteiras, da Embrapa Cerrados é o mais novo parceiro associado...

Sindi Mulher na genética

Por: Márcia Benevenuto 
Sindi abre temporada de leilões da raça pulverizando qualidade e grupo Sindi Mulher faz primeira aquisição do pro...

Caminhos de evolução do Sindi em pauta

Por Márcia Benevenuto 
A ABCSindi promoveu o Fórum e Encontro Técnico "Cenários e Perspectivas para a Raça Sindi"  nesta quinta e se...

História do Sindi registrada no RN

Por: Márcia Benevenuto 
O evento mais representativo da raça Sindi em 2022 foi realizado com sucesso durante a maior mostra do Agro do Norde...

Nordestina do Sindi foi na Festa do Boi

Por: Márcia Benevenuto 
A Festa do Boi foi a Festa do Sindi O evento mais representativo da raça Sindi em 2022 foi realizado com sucess...

Sindi mostrou evolução genética no RN

Por: Márcia Benevenuto 
Veja fotos de todas as premiações e campeonatos no @sindioficial, na rede Instagram Aproveite para seguir a AB...
VER MAIS NOTÍCIAS